Actualidade
Cultura

Angola quer ver o Semba inscrito entre os patrimónios da humanidade

Angola quer ver o Semba inscrito entre os patrimónios da humanidade
Foto por:
vídeo por:
DR

O Ministério da Cultura lançou oficialmente a candidatura do Semba a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, durante uma cerimónia realizada em Luanda, no pátio do edifício ministerial, que reuniu membros do Executivo, autoridades tradicionais, líderes religiosos e figuras do panorama artístico nacional.

A iniciativa representa um passo importante na valorização e internacionalização de uma das mais emblemáticas expressões culturais de Angola, considerada um dos pilares da identidade musical e social do país.

O Ministro da Cultura sublinhou que a candidatura resulta de um esforço conjunto entre o Executivo e a sociedade civil, com o objectivo de garantir o reconhecimento internacional do Semba como património cultural de grande relevância.

Durante a cerimónia, foi reforçado o compromisso do Estado com a preservação e promoção da cultura angolana, com destaque para os investimentos em infra-estruturas culturais e o incentivo às indústrias culturais e criativas.

O governante recordou ainda que Angola já conta com dois bens inscritos na UNESCO, nomeadamente o "M’Banza Kongo", como património material, e o "Sona", como património cultural imaterial, reforçando o percurso do país na salvaguarda da sua herança cultural.

No encerramento, o ministro apelou à união de artistas e agentes culturais para a promoção do Semba dentro e fora do país, sublinhando que esta expressão “identifica o país e fortalece a nação”, reforçando a sua importância para a projecção internacional de Angola.

6galeria

Marcelino Vasconcelos

O Ministério da Cultura lançou oficialmente a candidatura do Semba a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, durante uma cerimónia realizada em Luanda, no pátio do edifício ministerial, que reuniu membros do Executivo, autoridades tradicionais, líderes religiosos e figuras do panorama artístico nacional.

A iniciativa representa um passo importante na valorização e internacionalização de uma das mais emblemáticas expressões culturais de Angola, considerada um dos pilares da identidade musical e social do país.

O Ministro da Cultura sublinhou que a candidatura resulta de um esforço conjunto entre o Executivo e a sociedade civil, com o objectivo de garantir o reconhecimento internacional do Semba como património cultural de grande relevância.

Durante a cerimónia, foi reforçado o compromisso do Estado com a preservação e promoção da cultura angolana, com destaque para os investimentos em infra-estruturas culturais e o incentivo às indústrias culturais e criativas.

O governante recordou ainda que Angola já conta com dois bens inscritos na UNESCO, nomeadamente o "M’Banza Kongo", como património material, e o "Sona", como património cultural imaterial, reforçando o percurso do país na salvaguarda da sua herança cultural.

No encerramento, o ministro apelou à união de artistas e agentes culturais para a promoção do Semba dentro e fora do país, sublinhando que esta expressão “identifica o país e fortalece a nação”, reforçando a sua importância para a projecção internacional de Angola.

6galeria

Artigos relacionados

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form