Sociedade

Angola reforça combate aos desafios da saúde sexual e reprodutiva dos jovens

Angola reforça combate aos desafios da saúde sexual e reprodutiva dos jovens
Foto por:
vídeo por:
DR

Decorreu em Luanda a 6ª Conferência Nacional sobre Saúde Sexual e Reprodutiva de Adolescentes e Jovens, que juntou mais de 150 participantes, entre governantes, representantes juvenis e organizações nacionais e internacionais da sociedade civil, num encontro sob o lema “Juventude informada, conhecer para decidir e cuidar para viver”, centrado no reforço de políticas e acções urgentes para a promoção da saúde e bem-estar dos jovens em Angola.

A Secretária de Estado para a Juventude, Danila Bragança, que abriu o evento em representação do Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão Pinto de Andrade, manifestou preocupação com os desafios ainda existentes no domínio da saúde sexual e reprodutiva no país, assegurando que o Executivo está a trabalhar para inverter o actual quadro.

A governante destacou que esta área não deve ser vista apenas como uma questão secundária de saúde pública, mas sim como um eixo fundamental ligado à dignidade humana, à igualdade de género, à autonomia individual e ao desenvolvimento sustentável das nações.

Danila Bragança apontou ainda a existência de diversos problemas que afectam adolescentes e jovens nesta matéria, sublinhando a necessidade de reforço das acções de sensibilização e educação comunitária. Nesse sentido, destacou o papel do projecto “Juventude Informada, Responsável e Organizada (JIRO)”, criado em 1997, como uma das principais respostas do Executivo.

Segundo a governante, o projecto e as parcerias em curso visam promover atitudes positivas entre os jovens, através da educação para a saúde sexual e reprodutiva, do planeamento familiar, da igualdade de género e da prevenção das infecções de transmissão sexual (ITS) e do VIH, considerados pilares essenciais das políticas públicas para a juventude.

O encontro contou também com intervenções do Secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Alberto de Sousa, do Vice-governador de Luanda para o Sector Político e Social, Manuel Gonçalves, bem como de representantes do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) e do UNICEF, que reforçaram a importância da cooperação internacional na resposta aos desafios da juventude.

A conferência encerrou com um forte apelo à continuidade do diálogo multissectorial e ao reforço de políticas inclusivas, com vista a garantir que adolescentes e jovens tenham mais acesso à informação, prevenção e serviços de saúde, contribuindo para uma geração mais informada, protegida e saudável em Angola.

6galeria

Marcelino Vasconcelos

Decorreu em Luanda a 6ª Conferência Nacional sobre Saúde Sexual e Reprodutiva de Adolescentes e Jovens, que juntou mais de 150 participantes, entre governantes, representantes juvenis e organizações nacionais e internacionais da sociedade civil, num encontro sob o lema “Juventude informada, conhecer para decidir e cuidar para viver”, centrado no reforço de políticas e acções urgentes para a promoção da saúde e bem-estar dos jovens em Angola.

A Secretária de Estado para a Juventude, Danila Bragança, que abriu o evento em representação do Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão Pinto de Andrade, manifestou preocupação com os desafios ainda existentes no domínio da saúde sexual e reprodutiva no país, assegurando que o Executivo está a trabalhar para inverter o actual quadro.

A governante destacou que esta área não deve ser vista apenas como uma questão secundária de saúde pública, mas sim como um eixo fundamental ligado à dignidade humana, à igualdade de género, à autonomia individual e ao desenvolvimento sustentável das nações.

Danila Bragança apontou ainda a existência de diversos problemas que afectam adolescentes e jovens nesta matéria, sublinhando a necessidade de reforço das acções de sensibilização e educação comunitária. Nesse sentido, destacou o papel do projecto “Juventude Informada, Responsável e Organizada (JIRO)”, criado em 1997, como uma das principais respostas do Executivo.

Segundo a governante, o projecto e as parcerias em curso visam promover atitudes positivas entre os jovens, através da educação para a saúde sexual e reprodutiva, do planeamento familiar, da igualdade de género e da prevenção das infecções de transmissão sexual (ITS) e do VIH, considerados pilares essenciais das políticas públicas para a juventude.

O encontro contou também com intervenções do Secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Alberto de Sousa, do Vice-governador de Luanda para o Sector Político e Social, Manuel Gonçalves, bem como de representantes do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) e do UNICEF, que reforçaram a importância da cooperação internacional na resposta aos desafios da juventude.

A conferência encerrou com um forte apelo à continuidade do diálogo multissectorial e ao reforço de políticas inclusivas, com vista a garantir que adolescentes e jovens tenham mais acesso à informação, prevenção e serviços de saúde, contribuindo para uma geração mais informada, protegida e saudável em Angola.

6galeria

Artigos relacionados

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form